O projeto Farendar

Há mais de duas décadas venho iniciando e abandonando projetos de jogos. São algumas dezenas de projetos inacabados, construídos com as mais diversas engines e tecnologias. Em meados da década de noventa, eu e meu primo descobrimos um programa no DOS chamado QBasic e ali começou nosso sonho de fazer jogos. Não conseguimos nada mais que desenhar alguns círculos na tela, mas foi então que descobrimos em uma revista as engines de jogos. Começamos com uma chamada Klik & Play, e durante os anos muitas outras como Multimedia Fusion, 3D Gamestudio, DarkBasic, Game Salad, Unity, Unreal Engine e Godot.


Além de tentar fazer games, também gosto bastante de jogar. As primeiras lembranças que tenho são do Phantom System (um clone brasileiro do Nintendinho) e do Atari do meu irmão. Depois vieram Master System, Mega Drive, Super Nintendo e por aí vai. Junto com jogos de console, me apaixonei cedo pelo computador. Comecei com Doom, World Circuit e SimCity para posteriormente mergulhar no mundo dos jogos online com Counter-Strike e Tibia e nunca mais parei de jogar até hoje.


Contei tudo isso para dizer que Farendar é um projeto de um jogo online de RPG que nasceu da soma de todas essas experiências. Um projeto em que quero explorar a essência dos meus jogos favoritos. É difícil colocar em palavras o que pretendo com o jogo. Talvez nem eu mesmo saiba. Posso começar dizendo que escolhi fazer um RPG online porque sempre gostei da ideia de que seus atos, ações, erros e acertos, dentro do jogo, são persistentes. Onde toda sessão começa onde a última terminou e o mundo do jogo se transforma de forma constante e sem descanso. Quero que todos, dos jogadores casuais aos power gamers, encontrem seu lugar neste mundo vasto e dinâmico. Deve haver lugar e função para todos em uma economia totalmente centrada na interação entre os jogadores. Resumidamente, talvez seja isso. Se leu até aqui, o convido a acompanhar o devlog do jogo e a criar uma conta para comentar e dar sugestões, e conversarmos sobre o rumo do mesmo. Talvez este seja apenas mais um jogo que nunca vou terminar, mas o caminho de tentar criá-lo é a recompensa.