Hello world! Devlog no ar!
Hoje é o dia 74 do desenvolvimento do projeto. Já estava na hora de criar um devlog! Hoje vou contar alguns detalhes do projeto.
Habemus devlog! Depois de 74 dias do primeiro commit do projeto chegou a hora de começar a compartilhar a jornada de seu desenvolvimento com o mundo. Fazer um jogo sendo um desenvolvedor solo pode ser uma experiência bem solitária a introspectiva. Tenho uma teoria de que escrever sobre o que estou fazendo pode me ajudar a organizar minhas ideias.
Por ser apenas o primeiro post para testar esse blog serei breve por hoje, mas trarei muito mais detalhes nos futuro posts.
Hoje vou trazer alguns detalhes técnicos do jogo. Farendar é um jogo de RPG online. Não quero chamá-lo de MMORPG porque um das letras M da sigla quer dizer “massivo” e para ser massivo precisa ser enorme e ter muitos jogadores.
Por ser online ele tem 2 partes, o cliente e o servidor. O client estou construindo usando a engine Godot (neste momento na versão 4.3) e utilizando a linguagem de programação C#. Fiz essa escolha porque testei a Godot e achei que para um jogo 2D ela esta bem madura e porque construí grande parte da minha carreira usando C#, então já tenho uma grande familiaridade com a linguagem.
O servidor é escrito utilizando as linguagem Elixir. Escolhi essa linguagem porque é uma linguagem que eu estudo e gosto muito de programar. Além disso quero encarar o desafio de escrever o servidor de um jogo utilizando uma linguagem funcional. Essa escolha também abre algumas possibilidades técnicas a serem exploradas que explicarei ao longo dos próximos devlogs.
Por último vale dizer que este site, que no momento é apenas um blog, foi construído do zero utilizando Phoenix Framework (um framework web em Elixir). A idéia é com o tempo ir evoluindo este site para se tornar o site do jogo e o devlog vire apenas uma pequena parte dele.
Por enquanto é isso. No próximo devlog pretendo trazer qual o estado atual do desenvolvimento do jogo. Até a próxima =)