O estado atual do jogo
Qual o estado atual do desenvolvimento do jogo? Vou explicar um pouco do estado atual de desenvolvimento do cliente e do servidor.
No devlog anterior falei de forma bem geral sobre o cliente e o servidor do jogo. Agora quero entrar um pouco nos detalhes do que esta desenvolvido e o que mais vem por aí.
Estrutura de comunicação entre cliente e servidor
Toda a parte de comunicação básica entre cliente e servidor esta pronta. Pode não parecer mas esta é uma parte bem complexa que pretendo explorar em detalhes um devlog exclusivo sobre isso. Explicando de forma bem resumida, precisei criar um protocolo de comunicação entre o cliente e o servidor e toda uma estrutura que de forma macro funciona assim:
Sistema básico de chat in-game
Um sistema básico de chat in-game esta funcionando. É possível enviar e receber mensagens públicas. O chat conta inclusive com suporte a emojis. É um bom ponto de partida para um sistema de chat mais robusto. Pretendo no futuro ter suporte para mensagens privadas, gritar ou sussurrar e manter um breve histórico das mensagens públicas.
Sistema de inspeção
O sistema de inspeção permite que o jogador inspecione qualquer outra criatura ou objeto que quiser. Quando inspecionar, uma breve descrição será retornada. Ela é em uma cor diferente das mensagens do chat porque elas só aparecem para o jogador. Seria como uma espécie de “voz interna”.
Movimentação e colisão
Por fim temos o sistema de movimentação do jogador (apenas pelo teclado ainda), sistema de colisão entre criaturas e objetos do mapa.
Pode ser que nesse momento não pareça muita coisa mas, para chegar nessas poucas funcionalidades, uma fundação bem grande teve que ser construída. Existe um longo caminho pela frente ainda e o segredo é fazer um pouco por dia. No momento agora estou polindo as funcionalidades existentes para que em breve faça um deploy de um teste server para pequenos testes.