post image
farendar devlog

A versão 0.1.0 chegou

A primeira versão a gente nunca esquece. A versão 0.1.0 esta pronta e quero falar um pouco sobre ela e o que estou planejando para a próxima versão.

Um projeto pessoal sempre tem muitos desafios. Pra mim o maior desafio de todos sempre foi como me manter motivado. Uma das minhas principais características em relação a projetos pessoais é nunca termina-los. Em algum ponto, sem razão aparente, eu perco o interesse e acabo começando outro projeto. É um ciclo sem fim.

Para evitar que isso aconteça novamente, tentei pensar em porque isso acontece e cheguei a conclusão que uma das razões pode ser pelo fato de eu nunca manter uma lista de tarefas do que fazer no projeto. Tenho o hábito de abrir a IDE e sair codando. em algum momento fico um pouco perdido em relação ao que tenho que fazer e acredito que esse seja um dos gatilhos para o começo da perda de interesse.

Para este projeto, escolhi uma abordagem diferente. Abri um projeto no Github com um board simples onde mantenho uma lista do que tenho pra fazer, do que to fazendo e do que já concluí. Então pensei nas primeiras coisas que deveria fazer para dar vida ao jogo, escrevi issues e as atribui a algumas milestones. Algo como “na versão 0.1.0 quero o sistema x, na 0.2.0 o sistema y” e por aí vai. Tem funcionado muito bem e sempre tenho algo pra fazer. Não preciso pensar muito sobre o que fazer a seguir porque já esta lá na fila e detalhado. Essa semana concluí a primeira dessas metas, a versão 0.1.0 e vou falar agora um pouco sobre ela.

Versão 0.1.0

Para a primeira versão, o meu objetivo foi ter algo minimamente funcional. Queria que fosse possível logar no servidor, se movimentar, mandar mensagem e coisas do tipo. Com esse objetivo em mente eu criei uma lista de funcionalidades, criei as tarefas e comecei a trabalhar. Foram 41 tarefas completas e muitas outras que fiz sem ter nem lançado. A primeira versão é algo bem exploratório. Você sai literalmente do zero, do nada e vai criando toda a fundação para o futuro. Este foi o escopo finalizado na versão:

Comunicação cliente servidor

Para fechar a versão, fiz o deploy do servidor na Fly.io e chamei 2 amigos próximos para testar a versão comigo. Quero em todo fim de versão abrir um servidor teste e cada vez mais ir abrindo para mais pessoas me ajudarem a testar. Alguns problemas só serão possíveis de detectar dessa maneira. Uma imagem do primeiro login no server para ficar para a posteridade (eu, meu amigo Diguifi e meu primo Joel):

Comunicação cliente servidor

O que esperar para a Versão 0.2.0

Ao terminar a primeira versão, já criei a lista das coisas que vão entrar na próxima versão. Uma nova versão sempre tera melhorias em funcionalidades já existentes e a criação de alguma nova. Para a 0.2.0, teremos melhorias no sistema de chat com a criação de pequeno histórico das mensagens. O sistema de movimento agora incluirá a rotação do jogador. Como novo sistema, vou dar inicio a fundação para que o jogador possa ter múltiplos personagens em uma mesma conta. O escopo definido ficou assim:

Comunicação cliente servidor

Na imagem da pra ver que já avancei bastante em direção a nova versão. O sistema de rotação do jogador já esta pronto e agora vou começar a trabalhar nas próximas tarefas. Em breve trarei mais novidades!

Faça Log in para comentar

Não tem uma conta? Crie uma conta agora.