Versão 0.3.0
Com um certo atraso, o post sobre a conclusão da versão 0.3.0 e também sobre o que foi planejado para a próxima entrega.
Esta versão traz um bom conjunto de melhorias para o jogo. Abaixo está a lista delas, e vou falar um pouco sobre as que considero as duas mais significativas.
Sistema de Outfit
Para mim, esta é a principal melhoria desta versão. Conseguir trocar o visual do seu personagem é uma funcionalidade essencial para o jogo. Nesta primeira versão do sistema de outfit, adicionei mais um visual para teste e o menu para efetuar a troca. O visual é persistente, o que significa que, na próxima vez que logar no jogo, seu visual estará do jeito que você deixou. Além disso, implementei a sincronização da troca de visual com os jogadores que estiverem ao redor do jogador. Pretendo, com o tempo, ir melhorando este sistema. Atualmente, penso que, no futuro, o jogador deveria poder trocar o visual base de seu personagem, e então os itens que estiver vestindo apareceriam sobre ele. Mas não quero criar expectativas. Vamos ver como a funcionalidade vai evoluir com o tempo.
“Gritar” e “sussurrar” no chat
Quando o jogador fala no chat, apenas quem está na tela consegue ler essas mensagens. Existem situações em que é interessante que sua mensagem alcance mais jogadores das redondezas, como, por exemplo, gritar por ajuda ou anunciar uma mercadoria. Para isso, adicionei a possibilidade de o jogador “gritar” no chat. Quando uma mensagem é enviada no modo “gritar”, ela alcança um raio de jogadores que estão fora da tela próximos do jogador e é exibida toda em maiúsculas. Na tela do jogador que recebe a mensagem, ela é mostrada no campo da tela na direção do jogador que a enviou, simulando de onde o som foi emitido.
O modo sussurrar é uma opção em que a mensagem chega apenas para os jogadores que estão nos tiles adjacentes ao jogador que a enviou. Ideal para contar algum segredo ou falar algo que os jogadores ao redor não podem ouvir.
Versão 0.4.0
Como de costume, já defini as próximas funcionalidades em que vou trabalhar para a próxima versão. Aumentei ainda mais o escopo em relação às versões anteriores, para que eu tenha trabalho por pelo menos 15 dias. Destaco duas funcionalidades principais: o início da estruturação do sistema de iluminação e o sistema de itens.
Por enquanto é isso!